Exercício é bom para o corpo e a mente
Atividades físicas como correr, dançar, fazer ginástica, musculação, caminhada e/ ou pedalar não exercitam apenas os músculos. Fazem bem para a mente também!
Diversos estudos vêm mostrando a importância da prática de atividade física regular para a saúde mental.
Seja pela sensação de prazer que o exercício físico estimula ao liberar as endorfinas, seja por uma maior oxigenação cerebral, melhorando seu funcionamento, a verdade é que, quem pratica algum esporte, tem mais chances de ter uma mente sadia.
Melhora o condicionamento físico reduzindo possíveis dores (muitas vezes responsáveis por depressões), estimula o convívio social, ocupa a mente e o tempo de forma positiva, entre outros benefícios.
Benefícios para a mente
Endorfinas liberadas durante exercícios melhoram o humor
A Universidade do Texas publicou recentemente uma pesquisa, revelando que a prática de atividade física aeróbica de 3 a 5 vezes por semana ajudou um grupo de mulheres com depressão a ter os sintomas reduzidos pela metade. O grupo foi acompanhado durante 3 anos.
As participantes que praticavam exercícios anaeróbicos, mas regulares, tiveram uma redução de 30% dos sintomas depressivos.
Em pacientes com Ansiedade, Síndrome do Pânico, Transtornos de Humor, também observaram melhora significativa.
Não abandone o tratamento
É importante salientar que pacientes diagnosticados com Transtornos da mente devem prosseguir os tratamentos medicamentosos.
A prática de atividade física é muito bem-vinda para todas as pessoas, indistintamente, e não substitui remédios e terapias, mas vem acrescentar benefícios muito importantes para a saúde mental e física em geral. Pratique!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!